quarta-feira, 20 de março de 2013

Aumento de IPTU em IBIRUBÁ gera polêmica em município do interior do RS


Aumento de IPTU gera polêmica em município do interior do RS

20/03/2013 10h49 - Atualizado em 20/03/2013 10h49

Taxa subiu até 8 vezes em alguns pontos de Ibirubá.

O aumento no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Ibirubá, no Noroeste do Rio Grande do Sul, vem gerando polêmica na cidade de quase 20 mil habitantes. 

Os moradores se revoltaram após o valor da taxa subir até oito vezes em alguns pontos, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

Os novos valores de cobrança foram votados e aprovados em dezembro do ano passado, na Câmara de Vereadores. 

Em 2013, os carnês para o pagamento já foram emitidos com o reajuste, assustando cerca de 8 mil contribuintes.

O empresário Almir Braatz mora em uma casa de 200 metros quadrados e costumava pagar cerca de R$ 300 pelo IPTU. Depois do aumento, o valor subiu para R$ 700. "Foi com surpresa que eu recebi o valor do meu IPTU. Não digo só por mim, mas pelas pessoas que não tem como pagar por esse aumento. Aqui está o maior clamor público", destacou o proprietário.
Segundo o vereador que foi relator na comissão que avaliou o Projeto de Lei, há falhas no texto que impedem o entendimento da forma como os reajustes foram aplicados. "São 8,5 mil carnês, contribuintes, em Ibirubá. Destes, 500 ficam mais ou menos como está, um ou outro até tem redução, e aí começa o aumento de 5, 50, 100, 200 e chega a 900, mil porcento. 

*É uma dificuldade que eu estou tendo para entender", disse.

De acordo com a prefeitura, um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) orientou que fosse realizada uma atualização dos valores imobiliários de Ibirubá e da planta de valores, o que ocasionou o reajuste. Parte dos contribuintes ainda não recebeu os carnês, que podem ser pagos com desconto de 30% em parcela única ou parcelado em oito vezes.

Em nota, o TCE comunicou que realmente fez um apontamento orientando a prefeitura a fazer um recadastramento imobiliário. Somente depois das auditorias deste ano, conforme o tribunal, será possível avaliar se houve aumento abusivo.
20/03/2013 10h49 - Atualizado em 20/03/2013 10h49

*Sem fundamento: E agora?

Um comentário:

  1. Digamos que os índices estão corretos.

    Sendo assim os cofres do município tiveram um prejuízo imenso pela NÃO CORREÇÃO ao longo dos anos.

    Quem seriam os responsáveis.

    Vamos ter que obter esta resposta.

    ResponderExcluir